[padronizar] Geração de executáveis para liberação das versões
Compilando os executáveis
Para gerar os executáveis que faremos a liberação, deveremos acessar a pasta do projeto dentro do Branch da Versão, exemplo (C:\Caso-BranchVersão-0044433\WorkingCopies\Sistemas\SSVendas\project) e em seguida abrir o arquivo ".dproj":
Será aberto o Delphi, digitar "Shift+F9" para abrir a tela "Configurações de Compilação". Selecione qual a Empresa (ambiente) será gerado o executável e confira se os campos "Caso Pai", "Data de liberação" e "Versão" estão corretos. No quadro "Diretório" selecione onde o executável deverá ser salvo e então clique em "OK (F5)":
Será exibida a tela "Information". Clique em "Yes to All" e em seguida em "OK":
Será iniciada a compilação do executável:
Quando a compilação for finalizada, no canto inferior esquerdo será exibida a mensagem "Sucess" e o tempo de compilação:
Verifique que o executável terá sido gerado dentro do diretório indicado anteriormente. Confirmar se o executável foi gerado corretamente de acordo com as opções selecionadas, observando as informações de "Data de modificação", "Marcas Registradas", "Nome do produto" e "Versão do produto":
Até aqui fizemos a compilação do executável do Vendas apenas para o ambiente Nooven, então precisaremos compilá-lo ainda para o ambiente SuperSoft e depois compilar os executáveis das demais versões que serão liberadas. Para não perder os executáveis que já geramos e ir fazendo a separação, é aconselhável criar os diretórios "SS", "NV" e "EC" e ir alocando os executáveis gerados em cada uma dessas pastas, conforme o ambiente do executável:
Recortar o executável e colá-lo dentro da pasta do ambiente correspondente. Neste exemplo, "NV":
Agora compilaremos o executável do Vendas para o ambiente Supersoft. Voltar no Delphi, digitar "Shift+F9", selecionar a empresa "SuperSoft" e clicar em "OK (F5)" e seguir os passos:
Observar que agora terá sido gerado o executável do ambiente "SuperSoft". Recortar e colar o executável dentro da pasta do diretório correspondente:
Os passos acima deverão ser realizados para todos os executáveis que serão liberados.
O módulo NE estará dentro do projeto do Vendas, para compilá-lo deverá executar o arquivo "NE.dproj".
Para os módulos "NE" e "FN" é necessário compilar também os executáveis para o ambiente E-Contab.
Observação: Caso tenha o Delphi instalado em sua máquina e não esteja fazendo a compilação por uma máquina virtual, no quadro "Compactador" pode assinalar a opção "AsPack" (se tiver o programa instalado na máquina) para que os executáveis já sejam compilados compactados.
Validação das informações dos executáveis
Conferência dos executáveis
Após todos os executáveis terem sido compilados, se o processo tiver sido realizado pela máquina virtual será necessário copiar estes executáveis para sua máquina local para que possa compactá-los.
Copie as pastas referentes à cada ambiente que foram criadas na máquina virtual e que estão com os executáveis que foram gerados e cole em sua máquina local.
Validação das informações na abertura dos executáveis
Copiar os executáveis para o local da instalação dos sistemas SuperSoft e executá-lo para abertura do sistema:
Verifique se a versão que será exibida e se nome, ambiente e versão do sistema estarão corretos:
Após atualizar o sistema, acessar o menu "Ajuda > Sobre" e verificar se o número da versão, data da liberação e número do caso pai estarão corretos (dados do arquivo "Config.ini"):
Em seguida acesse o menu "Ajuda > Correções e Implementações da Versão" e confira se a versão e as implementações/melhorias estão corretas (dados do arquivo "Altver.rtf"):
Validação das informações do executável (propriedades)
Clique com o botão direito do mouse no executável e em seguida clique me "Propriedades". Será aberta a tela com as propriedades do executável:
Clique na aba "Detalhes" e confira se os dados "Descrição do arquivo", "Versão do arquivo", "Nome do produto", "Versão do produto", "Direitos autorais" e "Marcas registradas" estarão corretos:
Exemplo de dados das propriedades do módulo Vendas do ambiente Supersoft.
Exemplo de dados das propriedades do módulo Vendas do ambiente Nooven.
Os passos acima deverão ser realizados para todos os módulos que serão liberados e para todos os ambientes.
Após conferir os executáveis de todos os módulos e se todos estiverem certos, ou seja, se não houver a necessidade de compilar nenhum dos executáveis novamente, deverá ser adicionada uma anotação no Mantis, no caso do Branch da Versão solicitando ao desenvolvimento que subam o Branch da Versão para o Trunk. Na anotação devem ser listados todos os casos relacionados ao Branch, ou seja, todos os "casos pai (casos de versionamento dos módulos)" e todos os casos que serão liberados de correção, melhoria e/ou solicitação:
Seguir a estrutura:
Casos pai (versionamento do módulo)
Casos filho (casos relacionados ao módulo acima e que serão entregues através da liberação do módulo)
Incluindo Branch da versão no Trunk
Desenvolvedor, fazer a Inclusão Branch da versão no Trunk
Compactação dos executáveis
Depois de conferir todos os executáveis gerados, caso tenha feito a compilação por uma máquina virtual será necessário compactá-los.
Para isso deverá abrir o programa "ASPack" e clicar em "Open" para selecionar os executáveis que serão compactados:
Ao clicar em "Open" será aberta a tela "Select file to compress". Se os executáveis estiverem organizados nas pastas de cada ambiente, conforme instruções anteriores, selecione a pasta "SS", por exemplo, e dentro dela selecione todos os módulos e clique em "Abrir":
O programa começará a compactar os arquivos. Aguardar até que a compactação seja finalizada (quando finalizar o programa "ASPack" será encerrado automaticamente):
Quando o aplicativo do "ASPack" for finalizado, verificar que o tamanho dos executáveis terá diminuído significativamente.
Esse processo deverá ser executado para todos os módulos de todos os ambientes que serão liberados.
Assinando os executáveis
Após ter compactado todos os executáveis será necessário assiná-los. Para isso precisará ter em mãos o certificado digital da SuperSoft, portanto, caso não esteja com ele, deverá pegá-lo (normalmente estará com a equipe da qualidade ERP ou Fisco).
Com o certificado já plugado na máquina, execute o programa "Assinador de Arquivos", disponível no caminho (\\ss\qualidade\Compilador\Assinador de exe):
Clique no botão "Add Arquivos" e será aberta a tela "Arquivos Executáveis". Selecione todos os executáveis e clique em "Abrir":
Os executáveis do ambiente E-Contab NÃO devem ser assinados!
Todos os executáveis que foram selecionados serão listados, então clique no botão "Assinar" para iniciar a assinatura:
O sistema irá solicitar a senha do certificado para que os executáveis sejam assinados. Preencher a senha "sS2019"
Após assinar os executáveis, o programa "Assinador de arquivos" adicionará um "OK" na frente de cada um dos executáveis selecionados e que foram assinados:
Para conferir se todos os executáveis foram assinados corretamente, verifique se nas "Propriedades" de cada um dos executáveis foi adicionada a aba "Assinaturas Digitais":
No Comments