Skip to main content

Definição do Processo

Resumo do processo

Em termos de desenvolvimento, um Branch é um galho de um tronco (Trunk), que é o repositório principal do código fonte do sistema. Na prática o Branch é uma cópia do código onde os desenvolvedores farão as correções/implementações necessárias, preservando assim a integridade do código  no Trunk. Se as mudanças funcionarem conforme o planejado, elas serão mescladas de volta para o "tronco principal" (Trunk).

Essa prática é usada o tempo todo durante o desenvolvimento, onde apesar de o Trunk ser o repositório principal do código fonte, todas as alterações devem ser feitas nos Branchs, por isso a nomenclatura Branch de Versão ou Branch de Versão de Trabalho.


Envolvidos no processo

Indiretamente, toda a equipe de desenvolvimento e qualidade fazem parte do gerenciamento do Branch de Versões. Diretamente cada Branch de Versão terá uma dupla responsável por sua abertura, manutenção e fechamento, ou seja, um desenvolvedor e um testador que darão início ao Branch da Versão e o acompanharão até que o mesmo seja finalizado. Arquivo com a programação dos responsáveis pelo branch de cada versão Clique Aqui.


Etapas do processo

Ponto inicial do processo

Por se tratar de um processo cíclico, ou seja, o início do processo de gerenciamento do branch X é iniciado logo após a finalização do processo referente ao branch Y (sendo que Y = X - 1). O seu ponto inicial será sempre após a finalização do fechamento do Branch da Versão anterior, onde a dupla responsável pelo próximo Branch deverá providenciar a abertura do mesmo, repetindo sempre esse ciclo.


Ponto final do processo

A etapa final do gerenciamento do Branch da Versão será a liberação e finalização do fechamento do Branch da Versão, quando o mesmo poderá ser considerado como concluído, dando início à abertura do próximo Branch e repetindo o ciclo.


Resultado esperado

É esperado que com essa estruturação de Trunk, Branch de Versão e Branch por caso (pasta de trabalho de cada desenvolvedor, por caso) mantenha-se a integridade do código fonte do sistema no Trunk e que todas as correções/implementações necessárias não sejam realizadas no Trunk, evitando problemas e garantindo maior segurança nas liberações e entrega das versões aos clientes.