Skip to main content

[padronizar] Exemplo de preenchimento do roteiro de testes

Etapas de preenchimento do roteiro de testes

Os roteiros de testes deverão ser preenchidos da direita para a esquerda, de modo que o as colunas referentes ao teste que está sendo realizado sempre ficarão mais próximas das colunas "Descrição do Teste" e "Item". Todo caso terá ao menos dois testes, sendo um "teste por caso" e uma "revisão de teste (branch da versão)", porém dependendo do caso podem ser necessários diversos testes devido às vezes que o mesmo foi reaberto. Todos os testes e revisões de testes feitos deverão ser preenchidos no mesmo arquivo, sempre da direita para esquerda, assim teremos em um único documento todo o histórico de testes e saberemos quais itens foram reabertos, quando foram realizados os testes, quem realizou, etc.

Abaixo segue exemplo do preenchimento de um roteiro de testes onde foram necessários quatro testes no total, sendo três deles "testes por caso" e uma "revisão de teste (Branch da versão)".

Primeiro teste (#1 - Reaberto)

Verificar que o testador "Fulano" iniciou os testes pela revisão "#1", no dia 20/01/2021 e durante os testes identificou alguns itens que foram reprovados.

Quando o testador identificar itens que foram reprovados, deverá assinalar com "X" a coluna "Reprovado" e pintar a linha do item de vermelho para que o mesmo seja destacado:

ex_roteiro_teste_1.jpg

No exemplo acima os itens "1.2", "3.1" e "3.2" foram reprovados e portanto o caso deverá ser reaberto.

Enquanto houverem itens reprovados o "Status do teste" deverá ser "Reprovado".

Segundo teste (#2 - Reaberto)

No segundo teste realizado pelo testador Fulano, no dia 22/01/2021, os itens "1.2" e "3.2" foram corrigidos, porém o mesmo identificou que o item "2.1" que anteriormente estava funcionando corretamente agora parou de funcionar e foi reprovado. Além disso o item "3.1" que já havia sido reprovado anteriormente ainda precisará ser corrigido:

ex_roteiro_teste_2.jpg

Na coluna do teste #2, para os itens "1.2" e "3.2", por exemplo, que estava reprovados e agora estão aprovados, não é necessário adicionar nenhuma observação/descrição (caso queira pode adicionar) e as células da coluna não precisam ser pintadas. Porém nas células das colunas "Descrição do Teste" e "Item" destes itens deverá ser pintado na cor laranja. A cor laranja indicará itens que em testes anteriores foram "Reprovados" e que atualmente estão "Aprovados", isso indica um ponto de atenção tanto para o desenvolvedor quanto para o testador para as próximas correções/testes que serão necessários.

O item "2.1" estava aprovado no teste #1, porém no teste #2 foi reprovado e portanto deverá assinalar com "X" a coluna "Reprovado" e pintar a linha do item de vermelho.

Como os itens "2.1" e "3.1" estão "Reprovados" o caso deverá ser reaberto novamente.

Terceiro teste (#3 - Aprovado)

No terceiro teste realizado pelo testador Fulano, no dia 25/01/2021, todos os itens foram aprovados, portanto na coluna referente ao teste #3 as células dos itens não deverão ser pintadas.

Como os itens "1.2", "2.1", "3.1" e "3.2" foram "Reprovados" em algum momento as células destes itens nas colunas "Descrição do Teste" e "Item" deverão permanecer ou serem pintadas de Laranja para indicar ponto de atenção ao Desenvolvedor e ao testador que for realizar a revisão dos testes:

ex_roteiro_teste_3.jpg

Agora que todos os itens foram aprovados o "Status do teste" deverá ser preenchido como "Aprovado (por caso)".

Revisão de teste (#4 - Aprovado)

A revisão de testes deste caso foi realizada pelo testador Ciclano no dia 27/01/2021 e todos os itens permaneceram "Aprovados":

ex_roteiro_teste_4.jpg

Observar que temos da direita para a esquerda cada um dos testes realizados, todos em um único arquivo mantendo um "histórico" do caso.

Após a revisão de testes se todos os itens forem "Aprovados" o "Status do Teste" deverá ser preenchido como "Aprovado".

Arquivo de exemplo do roteiro de testes disponível em

  •  \\ss\qualidade\Documentos Supersoft - Qualidade e Desenvol\Ex_preenchimento_roteiro_teste.
  •  Em anexo nesta página.

Retorno do desenvolvedor (quando houverem itens que não procedem/não serão corrigidos ou implementados no caso em questão)

Existirão situações onde a qualidade irá apontar itens como "Reprovados" ao desenvolvimento e solicitar que os mesmos sejam corrigidos e/ou implementados, porém, após análise do desenvolvedor pode-se constatar que o erro não procede, que a situação já acontecia em versões anteriores e não está diretamente relacionada ao caso, necessitando então ser aberto um caso específico para correção, entre outros. Quando isso acontecer o desenvolvedor irá indicar no próprio roteiro de testes estes itens e o motivo de o mesmo não ser atendido no caso em questão.

No exemplo abaixo, vamos supor que após os primeiros testes realizados o testador Fulano reprovou os itens "1.2.", "3.1." e "3.2.":

ex_roteiro_teste_1.jpg

Após análise do desenvolvedor o mesmo identificou que o item "1.2." não se trata de um erro gerado pelo tratamento do caso em questão e que não está diretamente ligado ao processo do caso, ou seja, não impede que o caso seja testado e liberado sem essa correção/ajuste. 

O desenvolvedor deverá pintar a linha do item com a cor azul para indicar que o item em questão tem um retorno do desenvolvedor (conforme legenda do roteiro de testes) e também deverá adicionar uma anotação (clique com o botão direito do mouse > "Inserir anotação") explicando o motivo de o item não ser tratado no caso em questão, conforme exemplo abaixo:

roteiro_testes_retorno_desenvol.jpg

Esses itens deverão ser mantidos com a cor de preenchimento azul até a conclusão dos testes.