Skip to main content

Revisão de testes (Branch da Versão)

Quando o desenvolvedor subir os casos que já foram testados para o Branch da Versão, no Mantis o status do caso será alterado para "Aguardando revisão de teste" e no Trello o cartão será movido para a coluna "Vinculados/Em testes (Branch versão)".

Estes casos já aptos para serem "retestados", ou seja, realizar a revisão dos testes no Branch da Versão para garantir que o mesmo permanece funcionando corretamente antes de liberá-lo ao cliente.

As revisões de testes devem ser prioridade da equipe de Qualidade, portanto estes casos devem ser testados assim que possível após os desenvolvedores os subirem para o Branch da Versão.

A revisão de teste não deverá ser feita pelo mesmo testador que realizou os testes "por caso".

Quando iniciar a revisão de testes, o testador deverá ingressar no cartão do caso no Trello e fazer o apontamento do horário no Mantis (clique aqui), mesmo processo feito quando inicia os testes "por caso", com exceção de que por enquanto não será necessário mover o cartão no Trello para nenhuma outra coluna.

Em seguida deveremos realizar os mesmo processos vistos no livro "Rotina de testes", salvo as seguintes exceções:

  1. A geração do executável deverá ser feita através do endereço URL do Branch da Versão, como por exemplo:
    "https://svn.supersoft.com.br/svn/desenvolvimento/branches/Versoes/ERP/042-Caso-0044323".

  2. Não precisará ser feito um novo roteiro de testes, porém o mesmo precisará ser revisado para garantir que os itens "Aprovados" inicialmente continuam funcionando da forma correta.

  3. Os resultados dos testes permanecem os mesmos, exceto quando a revisão de testes estiver "Ok", nessa situação o caso deverá ser alterado para o status "Aguardando liberação de versão" no Mantis ao invés de "Testado" e o cartão no Trello movido para a coluna "Aguardando liberação".

Os casos permanecerão com esse status no Mantis e coluna no Trello até que seja feita a liberação e fechamento do Branch da Versão.