Definição do Processo
Resumo do processo
O Processo para revisão de código colaborativa, é um processo interno do departamento de desenvolvimento que tem a função de revisar coletivamente o código dos desenvolvedores para garantir que as implementações estejam dentro do padrão de código vigente e com a lógica mais otimizada possível. Este processo faz parte da dinâmica de um caso, onde um desenvolvedor após finalizar a implementação do tratamento do caso que está trabalhando, submete seu código à revisão para que outros desenvolvedores possam revisar o que foi feito e indicar possíveis correções (caso existam).
Envolvidos no processo
Indiretamente, todos os integrantes do departamento de desenvolvimento são responsáveis pelo processo. Diretamente, estão envolvidos pelo menos, três desenvolvedores. O desenvolvedor responsável pelo caso, o desenvolvedor que realiza a primeira revisão, e o desenvolvedor que realiza a segunda revisão.
Etapas do Processo
No processo da revisão de código colaborativa, existem as seguintes etapas:
- O desenvolvedor responsável pelo caso finaliza a implementação/correção do código e submete o código para revisão.
- O caso aguarda a primeira revisão.
- Caso sejam encontrados pontos que precisam de correções, o caso é reaberto e o processo é reiniciado.
- Caso contrário, o caso aguarda a segunda revisão.
- Caso sejam encontrados pontos que precisam de correções, o caso é reaberto e o processo é reiniciado.
- Caso contrário, o caso pode avançar para a etapa de testes.
Ponto inicial do processo
O processo da revisão de código colaborativa inicia quando o desenvolvedor responsável pelo caso finaliza a implementação/correção do código, altera o status no mantis e submete o caso no canal "revisao-em-pares" do Rocket chat.
Ponto final do processo
O processo da revisão de código colaborativa finaliza quando o caso passa pelas duas revisões necessárias e não são encontradas mais correções à serem realizadas.
Resultado esperado
O resultado esperado para o final do processo é que o caso tenha sido revisado e aprovado por pelo menos dois desenvolvedores. Após a conclusão da revisão, o caso está apto à ser testado pelo departamento da qualidade.
No Comments