Configurando o IBExpert
Neste tópico
O veribexpert permite fazer manutenção usodiretamente da ferramenta como: o tipo dena base de dadosdados, queacesso ela manipula, configurações para o registro da base deaos dados paradas manipulação dos mesmostabelas e outrasexecutar configurações para deixar o IBExpert pronto e registrar uma base de dados.querys.
APara primeira coisa a fazer é apontar corretamente a biblioteca a qual o Firebird utilizará para “conversar” comconfigurar o banco de dados adeverá acessar IB dentro da pasta Ferramentas_Suporte presente na pasta da instalação:
Configuração do IBExpert diretamente pela máquina do servidor:
Deverá ser registrado,preenchida paraa issotela váabaixo em Optionsconforme >instalação Enviroment Options e nacaminhos aba “Preferences” configure: no cliente:
DefaultServer: LocalServer Version:
Paraa mais atual (Ex:Firebird 2.5)Defalt Character Set:ISO8859_2 (Para que mostre os caracteres inseridos nas tabelas com suas acentuações corretas, no nosso caso PT_BR)Default Client Library:Procurar pelo fbclient.dll (Geralmente quando se instala qualquer módulo da Supersoft ele fica em C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_3_0\) ou em C:\Sistemas\SuperSoft\
5
Database File: caminho onde está instalado o banco de dados
VamosDatabase registrarAlias: oNome nosso primeirodo banco de dados para issoidentificação
USUÁRIO: em SYSDBA
DatabaseSenha: >masterkey
Cliente DatabaseLibrary File: ou cliqueindicar noo botão caminho .
Comodo vamosarquivo utilizarfbclient.dll
base
Clicar em Test Connect e verificar se apresentará a imagem abaixo. Se apresentar basta clicar em Register:
Se apresentar a mensagem abaixo, pode ser que o serviço do firebird não esteja rodando na máquina:
Basta realizar o processo de dadosiniciar local coloque em “Server” a opção localserviço e em Server version sempre a versão mais atual do banco a ser registrado. Em Database Alias iremos apontar onde estará o nosso banco para ser registrado. O IBExpert trabalha com varias extensões de arquivos mas aqui iremos utilizar a extensão .fdb. No campo Database Alias podemos opcionalmente dar um nome para nossa base de dados e no campo User Name utilizamos SYSDBA e password masterkey (são o padrão paratestar a conexão Firebird). Não esqueça de mudar no campo Font Characters Set para ANSI_CHARSET e logo após clique no botão Test Connect na parte inferior direita da tela, se tudo estiver OK você verá este mensagem em tela:novamente.
Attempting to connect to services manager... Passed!
Disconnecting from database... Passed!
Clique em Cancel e logo depois em Register.
Pronto! Nossa base de dados já estará registrada e você poderá vê-la no Database Explorer logo a sua direita. Dê um duplo-clique para expandir os campos e ver as tabelas que existem na base.
Para remover o registro do banco de dados vá em Database > Unregister Database ou clique no botão . Também pode-se conectar e desconectar da base com os botões
.