Skip to main content

Formatação Padrão

Pré-requisitos:

Antes de começar a construir os fluxogramas, certifique-se de de ter lido as páginas de componentes e estruturas para lhe orientar e ajudar na construção de forma padronizada.


Cores 

As cores utilizadas nos componentes ou no preenchimento dos quadros podem diferenciar dependendo da situação na qual o fluxograma está sendo criado, porém alguns padrões deve ser seguidos.

Cores dos componentes

Por padrão da ferramenta Draw.io, a cor dos componentes adicionados é branco, porem existe a possibilidade de serem alteradas, mas se não tiver algum motivo especifico para a alteração da cor, mantenha branco.

Cores de fundo

Por padrão a cor do fundo na construção do fluxograma também é branco, porém se for necessário submeter o fluxograma à algum processo que se repita ou algum processo assíncrono, essas situações citadas devem ser submetidas a um quadro que os envolva e indique estar relacionados ou separados de todo o processo e definir segundo a hierarquia de cores definida.

Cores das setas

As setas devem sempre ser utilizadas com a cor padrão preta, salvo exceções especificas que queiram demonstrar alguma correlação a algum processo ou componente, mas caso não tenha necessidade deixar tudo em preto. 


Componentes 

Ao longo da construção dos fluxogramas, diversos componentes serão utilizados, e para seguirmos um padrão algumas regras devem ser consideradas ao escolher o componente ou ao definir seu tamanho e posição.

Tamanho 

Quando adicionado um novo componente ao fluxograma, a ferramenta já possui um tamanho padrão, então mantenha neste padrão, a menos que seja necessário aumentar seu tamanho devido ao texto contido dentro ou por qualquer outro motivo que seja válido.

Formatos 

O formato padrão a ser utilizado é sempre com suas bordas quadradas, que é a maneira na qual a ferramenta já está configurada.  

Espessura 

A espessura geral dos componentes devem ser sempre 1 pt (unidade utilizada na ferramenta Draw.io), salvo para os componentes de terminação (início e fim) que devem possuir espessura de 2 pt. 


Posicionamento

Não existe uma maneira correta de posicionar os componentes contidos no fluxograma, mas quanto mais organizado melhor o entendimento geral, então ao adicionar ou finalizar o processo de construção de seu fluxograma, organize seus componentes de forma que fique o mais fácil possível de ser visualizado e de forma a evitar o cruzamento de setas e componentes. 

Quais utilizar

Quando estiver com dúvidas em qual componente utilizar, você pode consultar a página de componentes que mostra e detalha  brevemente os componentes e suas funções no fluxograma. Caso na página não contenha o componente que precise, pode ser pesquisado na web e após fazer isso, sinta-se a vontade de adicionar este componente na página referente, para que futuramente alguém que venha a passar pela mesma situação, já encontre uma maior diversidade de componentes na página. 


Linhas e setas 

As setas são utilizadas para definir a direção do processo e também podem ser utilizadas como bidirecionais. Por padrão devem ser utilizadas na cor preta, salvo exceções especificas que surgirem.

Quais utilizar

Existem duas situações distintas para utilizar as setas:

  • As setas unidirecionais, que são utilizadas para indicar relação entre componentes e também o fluxo do processo.
  • As setas bidirecionais que são utilizada para indicar um fluxo de ida e volta, com por exemplo uma consulta no banco que retorna informações e essas informações são alteradas e enviadas novamente para serem salvas no banco de dados.

Conectores 

Os conectores são de grande utilidade para linkar partes do fluxograma sem a necessidade de ficar cruzando linhas, então ao adicionar um conector, utilize a cor definida na hierarquia de cores e o tamanho já estabelecido, podendo variar em determinadas situações. 


Qualquer dúvida referente a componentes podem ser esclarecidas na página componentes, lembrando que caso não contenha na página, algum desenvolvedor mais experiente pode ser acionado para ajudar e orientar na inclusão do novo componente.