Localizando e configurando a base de dados
Configuração das bases de dados FireBird
A extensão do arquivo da base de dados precisar ser .FDB para a IDE conseguir compilar sem erros.
Na maioria das vezes quando iniciamos um novo caso, será necessário configurar a base de dados, que nos possibilita reproduzir o problema relatado e que geralmente está anexada no Mantis ou no Transfer (//SS/Transfer).
O processo é muito simples, basta fazer o Download ou uma cópia caso esteja no transfer para dentro da pasta SuperSoft localizada no seu diretório, possui uma pasta chamada Tabelas, é dentro dela que nossa IDE está configurada para buscar o arquivo com extensão .FDB.
Dentro da pasta Tabelas, crie uma pasta com o nome do seu caso e cole a base dentro dela. Depois extraia a base para obter o arquivo .FDB, conforme demonstrado a seguir:
Pronto, sua base já está configurada para ser utilizada, dentro do Delphi compile seu código que a base já estará sendo utilizada no processo de compilação.
Configuração das bases de dados SQL
Em alguns casos será necessário reproduzir o erro com bases SQL, ou seja, você precisará ter instalado na sua máquina o software "sqlncli" (de acordo com a arquitetura do Windows x32 ou x64), localizado em \\SS\transfer\FelipeB\App.
Você também precisará do arquivo da configuração do Banco de Dados, chamado "ConfigConexaoDB", que geralmente estará localizada anexada no Mantis ou no Transfer com seu respectivo caminho relatado no Mantis. Basta copiar este arquivo e colar dentro da pasta SuperSoft, mas antes renomeie o arquivo de configuração já existente dentro da pasta para qualquer outro nome que você possa se lembrar depois para não perder as configurações usadas para uma base FireBird, conforme exemplo a seguir:
Pronto, depois basta compilar seu caso dentro do Delphi que a base estará pronta para ser utilizada.