CustomCP
Resumo
CustomCP Matricer
- Automatização do processo de Ordem de Produção por código de
barras.barras; - Retrabalho e Procêdencias no Apontamentos das Atividades;
- Restrição de acesso aos menus da cusomização.
Versão 5.00 - 47882
Automatização do processo de Ordem de Produção por código de barras
Trata a impressão do relatório de ordem de produção para que gere para cada atividade um código de barras; automatiza processos de produção, desde mudança de status das ordens de produção, apontamentos de mão de obra, requisição de materiais até o encerramento da OP.
CONFIGURAÇÕES
Manutenção > Tabelas > Técnicos/Operadores > Manutenção: Adicionado cód. de barras e foto para incorporar o cartão. O cartão mostra o Preview do cadastro que poderá ser impresso ou exportado em PDF;
Utilitários > Customizações > Manutenção > Modelo de Impressão: Dimensões da etiqueta / Preview em tempo real (Folha A4 comum ou Rolo Contínuo);
Utilitários > Customizações > Relatório de OP com códigos de barras: Novo layout com base no relatório já existente. Será impresso e disponibilizado antes do início da produção.
APONTAMENTO AUTOMÁTICO DE OP
Status da OP: Se status for "Aprovada" no momento da inclusão do apontamento, então a OP será alterada para "Em Produção".
Lista de Materiais: Ao realizar o apontamento, o sistema irá gerar a Lista de Materiais considerando o lote mais antigo para a OP.
Requisição de Materiais: Ao realizar o apontamento, o sistema irá gerar a Requisição de Materiais. Após isso, o fluxo de abastecimento da produção é o mesmo já conhecido. Lembrando que se houver Requisição de Materiais em aberto, não será possível encerrar a OP.
LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS
Cartão do Operador: É possível imprimir o Téc/Operador. Cada técnico é responsável pelo seu cartão. Na ausência de leitor de código de barras. Não é possível digitar, pois o sistema verifica de qual "Abrev" e o Téc/Operador.
ORDEM DE PRODUÇÃO
Movimentação > Ordem de Produção Autorizadas: Na pesquisa só serão exibidos OP’s do ABREV logado.
Data e Hora: No primeiro apontamento da OP o sistema irá sugerir a Data e Hora Inicial do Servidor. Se o operador já incluiu um apontamento para determinada OP, o sistema irá sugerir apenas Hora Final, considerando que o apontamento seja no mesmo dia. Se o operador esqueceu de apontar, deverá alterar a data do sistema, como já é hoje.
Contagem Regressiva por Inatividade: Quando a tela de apontamento ficar inativa por algum motivo e o Téc/Operador não concluir/gravar dentro de 30 segundos, então o sistema irá fechar a tela sem gravar. Por esse motivo é necessário que as informações sejam confirmadas clicando no botão GRAVAR(F5).
Contagem Regressiva de Gravação: Após gravar, o sistema irá exibir uma mensagem que o processo foi gravado e retornará ao Menu Principal, dando oportunidade de realizar novos apontamentos. É correto uma nova Identificação de Téc/Operador.
RETRABALHO DAS ATIVIDADES
Será possível cadastrar os apontamentos de atividades como retrabalho pelo campo "Retrabalho", preenchido com "S" ou "N" a depender da escolha do usuário no momento de cadastrar um novo apontamento. Um apontamento só pode ser cadastrado como retrabalho caso já exista outro apontamento de mão de obra na OP referente à mesma atividade, com o botão sendo habilitado para preenchimento a partir do segundo apontamento de mão de obra para uma atividade.
Nesse mesmo ponto, o usuário poderá apontar atividades não cadastradas no roteiro de produção da OP, consideradas sempre como retrabalho. Em: Utilitários > Customizações > Relatórios > Atividades Para Retrabalho, cadastrará as atividades para os apontamentos de retrabalho. Que gerarão códigos de barra no padrão "999999" + código da atividade no relatório, para para escanear e apontar por meio da DLL. Uma vez gerados esses códigos de barra, o usuário poderá apontá-los em qualquer OP.
Em casos de OPs do tipo retrabalho, o apontamento será considerado automaticamente como uma atividade de retrabalho. Assim, o botão para escolha de "S" ou "N" para o campo "Retrabalho" fica desabilitado.
O campo "Retrabalho" foi criado também na tela de requisições de matéria prima, onde foi implementada a opção de cadastrar itens de uma requisição como destinados a retrabalho por meio de checkboxes adicionados na coluna "Retrabalho" no grid onde os itens de uma requisição de matéria prima são cadastrados.
PROCEDENCIAS DAS ATIVIDADES
O cadastro de apontamentos de mão de obra atende ao critério de precedências. As precedências são cadastradas na engenharia do produto (Manutenção > Engenharia de Produtos, aba "Roteiro") e tornam a rotina de produção mais organizada, definindo uma sequência para realização das atividades necessárias a produção.
Assim para o apontamento de uma atividade com precedências cadastradas (Utilitários > Customizações > Movimentações > Produção > Apontamento), essas atividades precedentes já devem ter sido apontadas anteriormente.
O mesmo critério é seguido para exclusão de apontamentos de mão de obra, para que seja possível excluir um apontamento cadastrado, a atividade excluída não pode ser atividade precedente de nenhuma outra atividade cadastrada.
RESTRIÇÃO DE ACESSO
Alterado no sistema para nativamente poder dar ou retirar acesso ao a tela "Customizações" pelo menu já existente em Manutenção > Usuários > Direitos.
Adicionado na DLL a validação, caso usuário logado for "PRODUCAO", de acesso dos menus da customização e é liberado somente a tela de Utilitários > Customização > Movimentação > Produção.
Tratamento vinculado a CustomCE Versão 5.00.